O termo correto é cirurgia guiada, uma técnica mais moderna, precisa e segura. O termo “sem cortes”, deriva da ausência de incisões com bisturi e descolamento da gengiva, realiza apenas um orifício, com diâmetro exato ao do implante dentário, sem necessidade de pontos de sutura, pois a gengiva que circunda o implante dentário recém-instalado ajusta-se perfeitamente ao dispositivo.
Quase nenhum sangramento é esperado após este procedimento, o que garante ausência de inchaço e edemas, conferindo um pós-operatório mais simples, rápido e com poucas restrições nas próximas horas e dias. Não há necessidade de o paciente se afastar de suas funções do dia a dia como do trabalho, diminuindo a necessidade de repouso.
Para realizar o procedimento, o paciente realiza a tomografia computadorizada, escaneamento ou moldagem da boca. Esses materiais vão para um software que permite planejar uma cirurgia virtual de instalação dos implantes com alta precisão, desde os mais simples até os mais complexos casos cirúrgicos.
Após, é confeccionado um dispositivo acrílico que se adapta sobre os dentes e gengiva chamado de guia cirúrgico, no qual orienta o dentista o exato local e profundidade o qual o implante deve ser instalado.
A cirurgia sem cortes inicia-se com a anestesia ou a sedação que é feita por um médico anestesista, presente em todo o tempo cirúrgico, após é feita a instalação desse guia cirúrgico, certifica-se da estabilidade do dispositivo e uma primeira broca remove um disco gengival com diâmetro semelhante ao implante dentário, e uma segunda broca remove o osso no local da implantação. Feito isso, resta ao dentista inserir o implante dentário na loja óssea preparada.
Além de tornar a cirurgia até 80% mais rápida do que o método clássico, a técnica da Cirurgia Guiada aumenta expressivamente a assertividade, já que torna o planejamento eficaz.
A instalação dos dentes (próteses sobre implantes) podem ser colocadas imediatamente ou até 6 meses, a depender da estabilidade em que o implante se fixa no osso para que se possa colocar a carga sobre ele.
Os guias cirúrgicos são indicados para reabilitar desde uma única ausência dentária até arcadas dentárias com todos os dentes perdidos.
Vantagens e Indicações da Cirurgia Guiada
• Pós operatório mais simples, mais preciso e seguro.
• Menos anestesia local
• Sem cortes e pontos de sutura.
• Tempo de procedimento menor.
• Técnica minimamente invasiva
• Precisão na colocação dos implantes
• Menor sangramento
• Pacientes com fobia a procedimentos cirúrgicos em odontologia
• Rebordos ósseos com pouco osso disponível;
• Otimizar os resultados mastigatórios
• Conservação dos dentes naturais, eliminando a necessidade de interferir nos dentes saudáveis.
As próteses totais sobre Implantes são a forma mais confortável e segura para os pacientes totalmente desdentados. É o dispositivo protético ideal para substituir as dentaduras. Esse procedimento consiste na colocação de quatro ou mais implantes dispostos na arcada e a fixação do corpo da prótese nesses implantes por meio de parafusos e só o dentista pode retirá-las.
As vantagens dos protocolos são muitas:
Autoestima → Pacientes que usam dentadura nem sempre se sentem seguros com sua aparência, mas quando fazem um tratamento de implante, recupera a estética, devolve não apenas conforto e harmonia ao sorriso como também a autoestima, qualidade de vida e o convívio com as pessoas, se perde a vergonha de sorrir.
Mastigação → Melhoram a eficiência e a eficácia mastigatória, devolvendo ao paciente as condições ideais de articulação da mandíbula. O sistema digestivo é favorecido, porque os alimentos passam a ser corretamente triturados. Não ter dentes significa não mastigar os alimentos, e isso origina problemas gastrointestinais e digestivos. Com os dentes sobre implantes dentários, o organismo funciona melhor e com mais saúde.
Outro ponto relacionado à mastigação é que o paciente não precisa se constranger na hora da alimentação, a mastigação é confortável, pois a prótese é fixa, oferecendo segurança e conforto, evitando o deslocamento da prótese, além disso, um ponto em que todos os pacientes relatam é a sensibilidade ao sabor dos alimentos, o paciente com o palato (céu da boca) livre de prótese removível, consegue sentir melhor o sabor dos alimentos.
Fonética → Fala-se com naturalidade sem a dificuldade que causam as próteses removíveis.
Eficiência → A eficiência da mastigação dos dentes implantados é muito semelhante à dos dentes naturais e quando são encaixados na boca, não correm o risco de cair, devolve a estabilidade da arcada dentária,
Qualidade estética → As dentaduras não proporcionam um resultado estético tão bom quanto os implantes. O sorriso de uma pessoa que usa prótese móvel é bem artificial, o que não acontece no caso de implantes feitos com porcelana. Os implantes deixam o sorriso do paciente bem mais belo e natural.
Como vimos, o implante sem corte é um procedimento bastante seguro, mas lembre-se de que, para recorrer ao tratamento, é preciso contar com profissionais competentes, pois a técnica exige conhecimentos específicos para ser realizada.
Entenda mais sobre a cirurgia guiada assista o vídeo ou clique no botão abaixo!
Clique e marque sua consulta para mudar de vida com o nosso implante!
Mario Antônio Sallenave Filho graduado em odontologia pela universidade Vale do Rio doce em Governador Valadares. Especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Pós-graduando em cirurgia Buco-maxilo-facial em João Pessoa/PB.
Graduado em Medicina pela FACIPLAC/DF, pós-graduado em psiquiatria, medicina do trabalho e medicina do tráfego. Médico emergencista da Secretaria de Saúde do DF, lotado no SAMU.
SHLS 716 Conjunto L, Lote 08 Torre I Sala 118 e 120
Edifício Centro Clínico Sul (Setor hospitalar Sul)
Asa Sul – Brasília DF
CEP: 70390-907
Telefone: (61) 3352-7211
WhatsApp: (61) 99606-7211
institutodemedicinaoral@gmail.com
Segunda – Sexta:
09:00 – 18:00
Responsável técnico
Dr. Mário Sallenave
CRM DF 16.230 | CRM GO 14.959 | CRO DF 5.068 | CRO GO 15.585
EPAO: CRM-DF 5363 CRO-DF 2334